A Torre Eiffel foi inaugura em 1889 por ocasião da Exposição Universal. Monumento criado pelo visionário Gustave Eiffel, a torre possui 324 metros de altura. Até o segundo andar, a altura é de 149,23 metros e, para ascendê-lo a pé, é necessário percorrer 720 degraus.
O grande número de degraus acaba tornando difícil subir na torre utilizando apenas os degraus. Assim, Gustave Eiffel planejou colocar na Dama de Ferro uma invenção que havia sido criada recentemente na época – o elevador. No momento de sua construção, a Torre Eiffel contava entre o nível do solo e o segundo andar com quatro elevadores. Eles ficavam nos pilares de sustentação da torre.
Atualmente, do solo até o segundo andar da Torre Eiffel, são três os elevadores dedicados aos turistas: dos pilares norte, leste e oeste. O elevador localizado no pilar sul serve especialmente aos clientes do restaurante Jules Vernes, localizado no segundo andar. Também no pilar sul está presente um elevador de serviço/ elevador monta-carga.
O percurso acumulado de todos os elevadores representa mais de 103 mil quilômetros, o que equivale a duas voltas e meias em torna da Terra.
A Torre Eiffel apresentou, desde o início de seu funcionamento, projetos especiais de elevadores. Isso faz com que as máquinas presentes na torre sejam únicas no mundo. O percurso segue a curva dos pilares, gerando uma ascensão não em linha reta, mas sim oblíqua. Contudo, a cabine se mantém na horizontal por meio de um sistema de recuperação. Também há janelas, que permitem aos visitantes apreciar a vista e dá uma característica de elevador panorâmico ao sistema.